Últimas atualizações
Novo endereço do Cognosco: http://www.cognoscomm.com
Diário das pequenas descobertas da vida.
Domingo, 30 de Outubro de 2005
Quotidianus calor
Todos os dias os cidadãos dos chamados «países ocidentais» preocupam-se com a sua linha, com o seu peso, com o seu volume corporal. Os ditames da moda (o 5º poder, não eleito e inimputável da modernidade, logo a seguir à «comunicação» social, o 4º) assim o exigem e a vida sedentária que a maioria dos seus cidadãos leva mais agrava a preocupação.

Para conseguir esse feito perde-se imenso tempo com tabelas, com dietas milagrosas, com idas ao ginásio, tudo para «para queimar calorias
Este é o grande inimigo das sociedades «ocidentais». Passados os perigos dos animais selvagens (há muito extintos por essas paragens), controladas e quase eliminadas as doenças virais e bacterianas (mesmo a preocupação sobre a SIDA não é já a mesma, apesar de a doença e o seu alastrar ser), feitas as guerras somente em solo estrangeiro, as atenções do mundo «civilizado» centram-se nas calorias.

No entanto, pergunte-se à maioria das pessoas o que é exactamente «uma caloria» e não saberão o que responder exactamente.

~ Essa é fácil, as calorias são... aquelas coisas que há na comida que fazem engordar.

A maioria das pessoas provavelmente responderá com uma definição dúbia, algo como «aquelas coisas na comida que fazem engordar.»
Um pouco como se as calorias fossem algo que o organismo «queima», uma estrutura física, como as proteínas ou as gorduras, que fazem parte da estrutura dos alimentos orgânicos.
A verdade é que não é exactamente assim.

Uma caloria é uma unidade de medida térmica, da mesma forma que os metros são unidades de medida de comprimento ou os litros de volume.
Geralmente associa-se calorias à comida, mas tudo quanto seja usado para produzir energia pode ser medido em calorias. Por exemplo, 5 litros de gasolina têm aproximadamente 40 milhões, 950 mil calorias. Se os seres humanos pudessem funcionar ingerindo gasolina (que é tóxica), esta seria a quantidade de calorias que estariam a ingerir.

Há três definições internacionalmente aceites para caloria:

.:. é a energia necessária para fazer subir dos 14,5 para os 15,5 graus Celsius a temperatura de 1 grama de água (à pressão de 1 atmosfera). Corresponde a 4,1855 Joules (O Joule é a unidade de medida internacional de energia)

.:. é exactamente 4,1868 J (ou 1,163 kWh), como definido pela Fifth International Conference on Properties of Steam (5ª Conferência Internacional sobre As Propiedade do Vapor) em Julho de 1956;

.:. é exactamente 4,184 J (sendo conhecida como caloria termoquímica);

Em nutrição, chama-se geralmente 1 caloria a 1 000 calorias
(1 quilocaloria). As indicações nos produtos alimentares poderão conter as indicações «caloria», «cal» ou «Kcal. As três designações são equivalentes na comida, e em todas 1 só correponde a uma energia suficiente para fazer subir 1 ºC 1 quilograma de água (supondo que toda a energia era usada somente para aquecer).
Tudo quanto se relaciona com as calorias alimentares é referente a esta medida em particular. Se um produto light tem 80 calorias, tem energia suficiente para aquecer 1º oitenta quilogramas de água. Equivalentemente se, num exercício, é referido que o mesmo consome 800 calorias, estas equivalem à energia necessária para elevar 1ºC uma 800 Kg de água.

Não são só as gorduras ou os açúcares que têm calorias. Tudo quando é digerível pelo organismo tem calorias, pois todas elas podem ser aplicadas ao desgaste de calorias. O organismo tem, como fonte de energia imediata, os açúcares que possui diluídos no sangue. Quando esses se esgotam (ou, por não serem usados, são armazenados na forma de gordura) as reservas lipídicas são usadas.
mitocôndriaApós esta reserva ser esgotada o organismo inicia o consumo das proteínas que compõem os músculos (e todo o corpo). Por isso as pessoas que se exercitam sem consumir a quantidade suficiente de alimentos para equilibrar (ou as pessoas anoréticas) perdem massa muscular e definham fisicamente. Perante a falta de reservas, o organismo recorre aos tecidos dos músculos. Os nutrientes são levados para as mitocôndias, onde são «queimados» com o oxigénio inspirado e a sua energia é libertada e transportada pelo corpo sob a forma de ATP.
(para algo interessante sobre as mitocôndrias ver Sinto saudades da minha avó)

Assim:
~ 1 grama de gordura tem 9 calorias alimentares,
~ 1 grama de álcool tem 7 calorias alimentares,
~ 1 grama de hidratos de carbono tem 4 calorias alimentares,
~ 1 grama de proteínas tem 4 calorias alimentares.

. Assim, para avaliar a quantidade de calorias alimentares basta adicionar as calorias de todos os seus constituintes.

Por exemplo, peguei num iogurte que tinha as seguintes indicações:
- valor energético: 77 kcal;
- proteínas: 3,9 g;
- hidratos de carbono (incluindo açúcares): 12,6 g;
- lípidos (gorduras): 1,2 g;
Vejamos as contas das calorias: 3,9x4 + 12,6x4 + 1,2x9 = 15,6 + 50,4 + 10,8 = 76,8 kcal.
São os 77 que referem (76,8 arredondados às unidades).

Um ser humano adulto necessita de 2 mil e 500 kcal por dia (homens) e 2 mil kcal por dia (mulher). No endereço Emagreça com saúde - necessidades calóricas diárias pode-se calcular um valor aproximado das necessidades calóricas do nosso organismo por dia (eu já experimentei e necessito de, mais ou menos, 2 937 calorias (alimentares) por dia tendo em conta minha altura e o meu peso).

O endereço Emagreça com saúde tem uma série de informações em português e calculadoras on-line para ajudar a controlar o peso corporal e as gorduras ingeridas.

A quantidade de calorias (alimentares) que determinado produto alimentar contém é medido consumindo uma amostra num aparelho chamado calorímetro e verificando a temperatura produzida e multiplicando-a por uma constante.

A energia libertada por uma tonelada de TNT é superior a 1 mil milhões de calorias.
Uma tonelada de TNT é assim capaz de elevar 1 grau a temperatura de 1 mil milhões de kg de água ou alternativamente 1 mil milhões de graus 1 grama de água.

No título «Calor quotidiano»


Publicado por Mauro Maia às 17:52
Atalho para o Artigo | Cogitar | Adicionar aos favoritos

11 comentários:
De deprofundis a 30 de Outubro de 2005 às 20:35
Isto de calorias, para lá das implicações na saúde somática, é uma das principais causas da infelicidade, mormente a feminina. Criaram-se modelos, linhas e, vai daí, a sociedade de consumo criou todo um arsenal de inutilidades para resolver o problema. Quem é que tem a coragem de dizer que nunca entrou num SPA? Por sinal, eu nunca entrei, mas sou corajoso... Já vai longe o tempo em que se dizia que "gordura é formosura". O tempora! o mores!...


De Mauro a 30 de Outubro de 2005 às 21:26
Devo dizer que também eu nunca entrei num SPA. Tinha curiosidade de saber como é por dentro. Mas do pouco que sei penso que morreria de tédio. Para já também ainda estou dentro de um prazo de garantia que me permite dispensar esses recursos. Os meus 30 anos não me encheram as medidas, pelo que nunca considerei tal necessidade. Obrigado pela visita e pelo comentário , deprofundis.


De maresia a 31 de Outubro de 2005 às 03:21
1 grama, 2 grama, 3 grama e eu não gramo nada disto! lol

ps: as minhas hormonas não mexem com a pilosidade... com o belo sexo... talvez com o belo do sexo! não há nada como um céu repentinamente estrelado para elas sossegarem!


De Rui a 31 de Outubro de 2005 às 10:15
Bom, e eu aproveito para perguntar exactamente o que é um SPA...


De Mauro a 31 de Outubro de 2005 às 11:21
Pois, há gramas que não se gramam, mas tem de ser, maresia. É uma questão curiosa essa que colocas, Rui. Sempre pensei que SPA fosse as iniciais de alguma expressão em inglês. Mas na verdade, Spa é o nome de uma cidade na Bélgica («Spa»). A cidade de Spa é conhecida pela «cidade da água», pelas águas termais que tem e as pessoas que para lá se dirigem para se banharem nessas águas. Apesar de nascentes termais serem conhecidas e usadas bem antes de o serem em Spa no século XIV (os romanos adoravam estas actividades e espalharam termas pelo seu «império»), o termo «Spa» passou a designar locais onde existiam nascentes de água com propriedades medicinais ou instalações (luxuosas), perto de uma nascente desse tipo ou com tratamentos medicinais à base de água. O termo generalizou-se para incluir todos os locais onde as pessoas vão passar algum tempo para fazer tratamentos (geralmente estéticos mas ainda assim medicinais de alguma forma). Curiosamente também, a cidade de Spa é conhecida pela realização do Circuito de Fórmula 1 da Bélgica.


De Maria Papoila a 31 de Outubro de 2005 às 21:50
Mais uma vez um bem documentado tema, uma aula de nutrição! Quanto aos SPA, devem ser também no meu entender um tédio! Obrigada pela tua visita ao meu último texto sobre a Violência na Familia que muito hesitei em publicar...Antecipaste-te! Beijo


De MT a 1 de Novembro de 2005 às 12:30
As minhas desculpas pela confusão. Neste momento já lá está a resposta correcta.


De PN a 3 de Novembro de 2005 às 22:13
Ora aqui está um artigo repleto de indicações úteis para quem segue uma dieta e não só... Spa, não conheço, mas deve ser uma terra interessante... :)


De Mauro a 3 de Novembro de 2005 às 22:29
Também eu não me importava de conhecer a cidade de Spa. Quem sabe não se arranja uns fundos de Bruxelas para uma visita de exploração e confirmação in loco...


De isabel rodrigues a 12 de Janeiro de 2006 às 18:43
Obrigada pelo seu blog.Fico feliz por encontrar nele coisas que queria saber e que se encontram de um modo tão acessível que entendo e assimilo.
Parabéns e ...continue por favor!


Comentar artigo

Cognosco ergo sum

Conheço logo sou

Estatísticas

Nº de dias:
Artigos: 336
Comentários: 2358
Comentários/artigo: 7,02

Visitas:
(desde 26 de Abril de 2005)
no Cognosco
 
Cogitações recentes
Olá Ribeiro. Eis um link atualizado para a folha d...
Seria possível fornecer um link atualizado para o ...
Obrigado, João, pela contribuição. Não está no art...
Estive lendo sua cogitação à respeito do cálculo d...
Obrigado, Aleff, pelo apreço pelo artigo. Exatamen...
Artigos mais cogitados
282 comentários
74 comentários
66 comentários
62 comentários
44 comentários
Artigos

Novembro 2017

Outubro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Julho 2016

Março 2015

Dezembro 2014

Outubro 2013

Maio 2013

Fevereiro 2013

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Junho 2012

Janeiro 2012

Setembro 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Maio 2010

Janeiro 2010

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005