Diário das pequenas descobertas da vida.
Dirijo-me a uma bomba de gasolina, preparado para atestar. Perante mim, tenho uma série de possibilidades: posso escolher a Sem Chumbo 95 ou a Sem Chumbo 98. Pode-se até optar pelo Diesel 2000.</br></br>
Mas o que são esses números (95, 98)? Serão do ano em que foram feitas? Um pouco como os vinhos? Se sim, deve ser ao contrário, porque a 98 é mais cara do que a 95. Será como as versões dos programas de computador, quanto maior for o número da versão mais recente e consequentemente melhor é? Também no mundo informático o ano de divulgação do programa pode ser associado ao nome do programa...</br></br>
~ A possibilidade vinhos
está excluÃda. As coisas parecem estar melhores na hipótese ano de venda
....</br></br>
Na verdade o número que acompanha o nome da gasolina refere-se
explicitamente à composição da gasolina.</br></br>
A gasolina é um
hidrocarboneto alifático. A gasolina é composta por muitas moléculas diferentes, principalmente hidrocarbonetos e alguns aditivos mais ou menos infelizes. Por exemplo, a colocação do chumbo na gasolina deve-se a um engenheiro americano, Thomas Midgley, que, em 1920, descobriu que a presença de chumbo na gasolina impedia as explosões dos motores dos veÃculos (o mesmo senhor Midgley foi também o infeliz inventor dos CFC, os
cloro
fluoro
carbonetos. É preciso ter olho para tanta asneira
ecológica...)</br></br>
Um hidrocarboneto é uma molécula constituÃda por
carbonos e por
hidrogénios. Os carbonos formam uma cadeia e os hidrogénios ligam-se a esse cadeia «revestindo-a». No caso especÃfico da
octana tem oito átomos de carbono, no caso da
heptana tem sete, a
decana tem dez,...</br></br>
Quando a
gasolina é queimada no motor do carro essa cadeia é quebrada e os seus constituintes formam novas moléculas com o oxigénio.</br>
Liberta-se uma
grande quantidade de calor, dióxido de carbono CO
2) e água (H
2O).</br>
É claro que se liberta muito mais dióxido de carbono do que água, porque só é necessário um átomo de carbono para o dióxido de carbono e dois para a água.</br>
O calor libertado é enorme. Se um ser humano pudesse consumir gasolina (que é obviamente tóxica) 5 litros de gasolina teriam 41 000 000 calorias (ou seja 41 000 kcal, que é a medida usada nos alimentos).</br></br>
A gasolina num motor é comprimida antes de ser queimada. Mas há um limite para a compressão que um dado volume de gasolina antes de espontaneamente explodir (com desastrosas consequências para o motor). Cada tipo de gasolina tem uma taxa de compressão diferente e essa taxa é indicada pelo número no nome e que está ligada à s octanas prsentes na sua composição. Quanto mais elevado for esse número maior a compressão que a gasolina permite antes de ser queimada. Quanto mais comprimida for a gasolina mais impulso dá ao carro pois à força da explosão soma-se a força da compressão do lÃquido. Por isso a 98 é mais potente do que a 95 (o mesmo volume de gasolina pode ser mais comprimido, dando mais impulso ao carro).</br></br>
De todos os
hidrocarbonetos alifáticos as octanas são as que melhor aguentam a compressão antes de explodirem (as heptanas, por exemplo, explodem com facilidade à menor compressão).</br></br>
O número no nome da gasolina é a
percentagem de octanas que tem em relação a outros hidrocarbonetos presentes.</br>
A «Sem chumbo 95» tem 95% de octanas.</br>
A «Sem chumbo 98» tem 98% de octanas.</br></br>
Quanto mais elevada for a percentagem de octanas melhor a gasolina se comprime e maior o impulso dado ao carro. É claro que também mais tempo de refinação necessita para eliminar os outros hidrocarbonetos. Por isso, a 98 é mais cara do a 95 mas também mais potente...</br>