Diário das pequenas descobertas da vida.
Sábado, 9 de Julho de 2005
Octanas para que te quero
High-Tech bomba de gasolina da CognoFuelDirijo-me a uma bomba de gasolina, preparado para atestar. Perante mim, tenho uma série de possibilidades: posso escolher a Sem Chumbo 95 ou a Sem Chumbo 98. Pode-se até optar pelo Diesel 2000.</br></br>

Mas o que são esses números (95, 98)? Serão do ano em que foram feitas? Um pouco como os vinhos? Se sim, deve ser ao contrário, porque a 98 é mais cara do que a 95. Será como as versões dos programas de computador, quanto maior for o número da versão mais recente e consequentemente melhor é? Também no mundo informático o ano de divulgação do programa pode ser associado ao nome do programa...</br></br>

~ A possibilidade vinhos está excluída. As coisas parecem estar melhores na hipótese ano de venda....</br></br>

Na verdade o número que acompanha o nome da gasolina refere-se explicitamente à composição da gasolina.</br></br>OctanaA gasolina é um hidrocarboneto alifático. A gasolina é composta por muitas moléculas diferentes, principalmente hidrocarbonetos e alguns aditivos mais ou menos infelizes. Por exemplo, a colocação do chumbo na gasolina deve-se a um engenheiro americano, Thomas Midgley, que, em 1920, descobriu que a presença de chumbo na gasolina impedia as explosões dos motores dos veículos (o mesmo senhor Midgley foi também o infeliz inventor dos CFC, os clorofluorocarbonetos. É preciso ter olho para tanta asneira ecológica...)</br></br>

Um hidrocarboneto é uma molécula constituída por carbonos e por hidrogénios. Os carbonos formam uma cadeia e os hidrogénios ligam-se a esse cadeia «revestindo-a». No caso específico da octana tem oito átomos de carbono, no caso da heptana tem sete, a decana tem dez,...</br></br>

Quando a gasolina é queimada no motor do carro essa cadeia é quebrada e os seus constituintes formam novas moléculas com o oxigénio.</br>
Liberta-se uma grande quantidade de calor, dióxido de carbono CO2) e água (H2O).</br>
É claro que se liberta muito mais dióxido de carbono do que água, porque só é necessário um átomo de carbono para o dióxido de carbono e dois para a água.</br>
O calor libertado é enorme. Se um ser humano pudesse consumir gasolina (que é obviamente tóxica) 5 litros de gasolina teriam 41 000 000 calorias (ou seja 41 000 kcal, que é a medida usada nos alimentos).</br></br>

A gasolina num motor é comprimida antes de ser queimada. Mas há um limite para a compressão que um dado volume de gasolina antes de espontaneamente explodir (com desastrosas consequências para o motor). Cada tipo de gasolina tem uma taxa de compressão diferente e essa taxa é indicada pelo número no nome e que está ligada às octanas prsentes na sua composição. Quanto mais elevado for esse número maior a compressão que a gasolina permite antes de ser queimada. Quanto mais comprimida for a gasolina mais impulso dá ao carro pois à força da explosão soma-se a força da compressão do líquido. Por isso a 98 é mais potente do que a 95 (o mesmo volume de gasolina pode ser mais comprimido, dando mais impulso ao carro).</br></br>

De todos os hidrocarbonetos alifáticos as octanas são as que melhor aguentam a compressão antes de explodirem (as heptanas, por exemplo, explodem com facilidade à menor compressão).</br></br>

O número no nome da gasolina é a percentagem de octanas que tem em relação a outros hidrocarbonetos presentes.</br>

A «Sem chumbo 95» tem 95% de octanas.</br>
A «Sem chumbo 98» tem 98% de octanas.</br></br>

Quanto mais elevada for a percentagem de octanas melhor a gasolina se comprime e maior o impulso dado ao carro. É claro que também mais tempo de refinação necessita para eliminar os outros hidrocarbonetos. Por isso, a 98 é mais cara do a 95 mas também mais potente...</br>
Potência


Publicado por Mauro Maia às 20:34
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De João a 26 de Fevereiro de 2008 às 23:07
Bem, isto tudo era muito bonito se nos tivéssemos ao lado do volante um botão que regulasse a compressão que damos ao motor, ou seja a taxa de compressão é definida pela cilindrada do motor e pelo turbocompressor, se um motor foi contruído com uma taxa de compressão para queimar gasolina 95 não é por se colocar 98 ou 100 octanas que ele queima mais, é igual. O perigoso é o inverso, se o motor precisa de 100 octanas, metes 95 e não dura muito. Abraços, e às pessoas que gostam da ignorância... cada um tem que tomar o seu lugar e respeitar o estado de espírito dos outros ;).


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