02 setembro 2005Cogitar (5 cogitações anteriores)In Cognosco uerus estEis então de volta o Cognosco, após uma temporada de férias. Como todas, as férias foram de curta duração. Desconfio que faz parte da definição de férias que sempre sejam (pelo menos sempre pareçam) curtas. As únicas férias de que recordo serem positivamente grandes e a uma quinzena de terminaram já chatearem foram as da Escola Primária (o actualmente designado 1º Ciclo). Três meses de aventuras, praia, campo, brincadeiras, trabalhos de Verão feitos na última semana,... Entre três e duas semanas antes do início das aulas tanto tempo só para brincar cansavam. Por muito grande que uma imaginação infantil seja três meses esgotam todas as potencialidades de uma bicicleta, ou do campo por trás da casa da avó, ou das brincadeiras de cowboys e índios,... Quem me dera hoje poder também me cansar das minhas férias... De qualquer forma mais vale algumas do que nenhumas. E a vontade de manter o Cognosco como arquivo das minhas memórias e saberes mantém-se inalterada. O ano acabou de começar (eis um bela figura de estilo...) e a jornada prossegue como se nem interrompida. Apertem os cintos que a jornada pela Auto-estrada Cognosco vai recomeçar. Bem-vindos de volta todos os que continuarão a visitar este cantinho de blog. O fito do Cognosco manter-se-á o de A todos quantos considerem essa jornada pessoal como sua também um muito obrigado e uma promessa de continuação. A verdade está no conhecimento Cogitado por Mauro Maia às 19:43
| Cogitar (5) Cogitações anteriores
wb
Cogitado por: . a setembro 3, 2005 05:31 PM
tx, abc ;)
Cogitado por: Mauro a setembro 4, 2005 05:53 PM
Publicidade à parte, o canal Odisseia retransmite hoje às 22:00 um documentário muito interessante (e também divertido, ou não fosse o narrador um dos elementos dos Monty Python) intitulado "A história do número 1".
Cogitado por: . a setembro 4, 2005 06:18 PM
Sem dúvida um programa a ver. O Odisseia e o História (com publicidade grátis incluída) são de longe os melhores canais da TvCabo portuguesa. Longa vida aos dois. Obrigado pela lembrança.
Cogitado por: Mauro a setembro 4, 2005 08:50 PM
Muito interessante de facto o programa. Educativo, interessante e engraçado. Gostei da ilustração da harmonia na música estar relacionada com os números inteiros usando vasos, por exemplo, ou dos ovos para explicar o sistema binário (feito anteriormente aqui no COgnosco com a analogia das lâmpadas). Desconhecia que Leibniz tinha conjecturado o fabrico de uma máquina de calcular no sistema binário. Sei que Pascal (entre outros) fez mesmo uma máquina de somar, mas no sistema decimal. Quem eu sabia que tinha conjecturado uma cálculo binária genárica foi Charles Babbage no início do séx. XIX. Mas um imprecisão detectei: ao falar-se na numeração hindu (a que viria a ser conhecida como árabe) afirmou-se que os indianos a usaram para calcular com um erro inferior a 1%. Mas os Gregos antigos (concretamente Erastótenes) fê-lo sem usar numeração árabe muitos séculos antes. Mas sem dúvida o programa foi excelente e agradeço-te, abc, pela referência. Se não o tuvesses feito tinha-operdido. Bem haja quem dá bons conselhos.
Cogitado por: Mauro a setembro 4, 2005 11:14 PM
|